quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Racismo na Alemanha

Então como é ser minoria, negro, pobre, cigano etc na Alemanha.... 

Eu vim pra cá com um medo danado,a minha visão dos alemães era de que são Nazistas, extremamente nacionalistas, xenofóbicos, racistas e por ai vai....
 Realmente posso falar apenas da cidade onde vivo no interior. Mas acho que é uma característica geral da Alemanha.

Primeiro eles não são nazistas, em realidade eles nem gostam de falar sobre isso. Quando você pergunta eles cortam logo a conversa. Ou então falam que Hitler era austríaco. Eles têm mesmo é vergonha desse período na história, porque esse foi o único pais que matou milhões de pessoas simplesmente por racismo.
Eles também tem vergonha de ser nacionalistas ou patriotas. Pela simples razão de que você pode ser considerado nazista por dizer que ama a Alemanha ou tem orgulho de ser Alemão. Eles têm vergonha de dizer que são patriotas.

Na verdade eu conheci apenas um alemão que disse que ele ama a Alemanha e tem orgulho de ser alemão pelo que a Alemanha se tornou, pela potencia que é, por ser um pais igualitário, onde não existe fome nem miséria, onde as escolas e faculdades são grátis, a saúde é gratuita etc etc etc. Que ele não tem orgulho do passado da Alemanha mas sim do que eles se tornaram como país.



Prefeito negro na Alemanha

Na minha opinião não existe racismo na Alemanha (eu nunca vi, vivi ou escutei falar, pode ser que exista? sim), negros não existem muitos na minha cidade. Os que tem são imigrantes e eu os vejo com muita naturalidade na cidade. Realmente vi poucos negros trabalhando por aqui, mas acho que se deva mais ao fato de que eles são imigrantes e provavelmente não falam alemão do que realmente ao fato de que são negros.





Outro parlamentar negro



No caso de ser imigrante eu nunca sofri preconceito nenhum, nunca fui maltratada, nem acho que me tratem com nenhuma diferença.
Ciganos na cidade também não há muitos mas também os vejo bem tranquilos, acho que eles não fazem tanta parte da sociedade por causa de seu estilo de vida mas nunca vi nenhuma agressão nem escutei ninguém falando aqueles clichés racistas que escutava na Hungria.

Christopher Parade Day






No caso dos gays acho que eles são bem aceitos na sociedade, na verdade a sociedade alemã é bem avançada. Eles permitem o casamento gay, permitem a que crianças hemafroditas sejam registradas com sexo indefinido, acho que eles têm uma tolerância com o diferente muito maior do que eu imaginava.

Christopher Parade Day Alemanha
Em Berlim existe a Parada Gay, que se chama Christopher Parade Day, que reúne 500 mil pessoas mais ou menos anualmente. Todo mundo considera como uma festa gay, de exibir o orgulho gay etc, não vi nada da tensão que tinha em Budapest quando aconteceu a parada gay.






E quando pergunto a um alemão sobre os gays ele diz que são pessoas como outra qualquer, que a parada é normal.













Enfim eu particularmente considero a Alemanha um dos países com mais inclusão social. Se você é casado paga menos imposto porque sua mulher também paga. Se você esta desempregado recebe por 9 meses 60% do seu salário. Se têm filhos ganha do governo. Se sua mulher está desempregada ganha ajuda. Se é negro, deficiente etc tem cota para trabalhos e universidades. Tudo para que a inclusão social seja maior.
O governo mesmo incentiva a inclusão, eles tem medo do nazismo querem distancia desses pensamentos e não permitem racismo no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário