quarta-feira, 10 de julho de 2013

Racismo na Hungria

Como é ser gay, negro, cigano ou minoria na Hungria


Já faz quase um ano que moro na Hungria, agora é que entendo um pouco melhor como as coisas funcionam aqui...
Acho que já falei um pouco sobre os ciganos aqui no blog... Mas vou repetir um pouco da infrmação. Os ciganos são um povo totalmente diferente dos hungaros tradicionais. Eles se vestem diferente, meio hippie, se comportam diferente e tem um dialeto deles. Normalmente eles falam hungaro mais nenhum hungaro não cigano fala o dialeto deles. Eles sofrem muito preconceito, que eles são sujos, mal educados, que não trabalham, que são porcos e sujam a rua, que não gostam de se comportar como pessoas... roubam, não estudam, preguiçosos e por ai vai...


Para eles é dificil conseguir um trabalho, ou mesmo se encaixar na sociedade. Muita gente nem gosta de morar em prédios com ciganos ou mesmo nos tais bairros de ciganos. São vistos com má vontade nos onibus e metrôs.

O caso dos gays é outra história. Os hungaros são MUITO homofobicos. Imaginem que teve a parada gay aqui na Hungria e eu não sei bem como funciona para participar mas no dia horas antes do evento fecharam a principal avenida da cidade você não podia nem passar pro outro lado. Fecharam o metrô, os onibus pararam. Tinha muitoo policiamento nas ruas, tudo porque os gays precisam ser defendidos dos homofobicos. Eu acho assim: não gosta de gay não vá na parada gay! Simples.

Parada gay na Hungria

Mas os homofobicos vão e ficam gritando contra e se pudessem entrar com certeza agiriam com violência.


Parada gay na Hungria














Se não fosse pela policia eu só imagino o que aconteceria nesse tipo de evento.













No caso dos negros então coitados. Aqui quase não se ve negros. Os que estão aqui, na sua maioria são imigrantes. Entãe até eu acho estranho ver um negro aqui na Hungria... Eu já ouvi casos de gente que sofreu racismo, até de policiais. Gente que mora aqui e está casado com um hungaro mas que passam poucas e boas.

Eu acho que os hungaros são pouco tolerantes com o diferente. Não se abrem para a vida, são muito deprimidos e não gostam de sair fazer amigos e tal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário