Então há 2 meses eu e meu esposo nos mudamos para Alemanha. Ele recebeu uma oferta de trabalho em uma cidade de 200 mil habitantes, que para preservar nossa privacidade não vou revelar o nome.
Nós nos mudamos da Hungria para cá em Agosto. Viemos em carro já que vir em avião com nossa cachorrinha e todas nossas coisas iria sair muitoooo caro e cansativo. A melhor opção foi contratar uma empresa de carro com motorista porque alugar um carro na Hungria e devolver na Alemanha era muitooo caro. Diga-se de passagem a viagem de carro até aqui foi EMOCIONANTE, foi lindo demais! Passamos pela Eslováquia e Bratislava é linda! Praga também um arraso.

Bratislava, Eslováquia.
Agora já posso dizer que estamos semi adaptados. Realmente a Alemanha me surpreendeu em todos os sentidos, eu vim esperando um povo seco, grosso, xenofóbico (fobia a estrangeiros), fechado etc. Mas para minha surpresa não encontrei nada disso, (devo dizer que sofri tratamento de CHOQUE na Hungria, então realmente vim preparada para o pior.) em todas as situações em que precisei de informação, falassem eles ou não inglês sempre fui bem tratada, sempre simpáticos com vontade de ajudar, explicando com gestos e com muita boa vontade. Para comprar qualquer coisa sempre fui bem atendida, se eles percebem que não falo alemão falam em inglês ou chamam alguém que fale. Sempre fui recebida com sorrisos, com carinho e etc. NUNCA fui maltratada, nunca mesmo, nem por não falar alemão, nem por ser estrangeira, ou diferente nada! Achei incrível como me senti bem aqui, como me adaptei rápido!
Na verdade aconteceu uma situação muito inusitada na nossa chegada. Nós fomos convidados para ficar uns meses na casa de uma bailarina da Opera e ela iria deixar a chave na recepção. Quando chegamos depois de 10 horas de viagem, cadê a chave?! Nada dela aparecer.... O taxista stressado tirou nossas coisas do carro dele e foi embora. E lã estava eu no meio da calçada, com 4 caixas, 4 malas gigantes, 4 malas pequenas e mil coisas e um cão sentada esperando pra ver se eles achavam a tal da chave. Nada! Mas é aí que a historia fica boa de verdade! Um alemão que trabalha na opera e estava ajudando meu esposo traduzindo nos CONVIDA para ficar na casa dele. No inicio achei muito estranho mais o que íamos fazer com todas aquelas coisas, uma cachorra, como íamos achar um hotel, pra depois achar um ape! Resolvi aceitar e ele disse que poderíamos ir de onibus, como assim meu senhor temos millll bagagens, depois de insistir muito diz ele: eu tenho um onibus! hahahaha. Enfim colocamos todas as coisas no carro dele, fomos pra casa dele. Chegando la o desespero a casa dele era toda suja, em contrução, muito estranha mesmo. Desesperei total e nem tive coragem de tomar banho. No outro dia já desesperados para mudar fomos olhar apartamento. Ficamos uma semana na casa dele, foi maravilhoso, fomos super bem tratados, fizemos um amigo, fizemos passeios de bicicleta, fizemos churrasco (que ele fez questão de fazer opções vegetarianas pra mim), fizemos piña colada, pão de queijo, tomamos cachaça etc! Ele foi super, levou a gente na imigração, resolveu tudo pro meu esposo começar a trabalhar, ajudou a gente a achar apartamento, a se mudar. Enfim foi uma dessas pessoas que vc encontra uma vez a cada 5 anos... E ele é alemão!
Bom com tudo isso quero dizer que os alemães são ótimas pessoas, que eles tem o jeito deles, mas se vc fizer amizade com eles terá um amigo para vida toda.
Alemanha
Até quando tive um "problema" nem foi um problema. Bom foi assim, eu lavei uma roupa antes da gente ter máquina de lavar e não tinha como torcer muito então ficou pingando, embaixo da nossa varanda tem uma lavanderia. O dono me viu saindo do prédio e pergunta se esse era meu apartamento e eu falei que sim e ele reclamou da água pingando na entrada dele, eu pedi desculpas e disse que não ia mais acontecer, ele disse que tudo bem e sorriu. FIM! Nada daquelas longas escrachadas húngaras!!!
Fofa em Magdeburg Alemanha
Minha cachorra está ótima aqui, ainda não está fazendo aquele frio todo mas ela adora ir ao parque e andar livre, nem usa mais coleira, aqui em todos os parques vc pode levar seu cão. Também ás lojas que não vendem comida, restaurantes, shopping, metrô.... Nunca entendi pq ela não pode entrar num supermercado por causa da comida mas pode entrar num restaurante, vai entender. Aqui tem multa se vc não catar o cocô, já vi alguns por ai mas o pessoal em geral é super cuidadoso.
Eu estou aprendendo alemão e estou adorando. É fantástico, vai te conectando com a cidade, com as pessoas. É dificil no começo, ainda mais que como eu tenho visto de acompanhante do meu esposo sou obrigada a fazer um curso de 600 horas, 4 horas por dia 5 vezes por semana. Todo em alemão! Na primeira aula eu não entendia nem 20% do que a professora falava, agora um mês e meio depois entendo quase tudo! Foi muito legal sentir meu desenvolvimento no idioma, cada dia que eu passava num outdoor perto de casa e lia entendia uma palavra a mais que no dia anterior até que um dia eu entendi tudo! E também já consigo falar o básico, me comunico e eles me entendem e eu entendo eles. Estou apaixonada pelo alemão e pela Alemanha!
Magdeburg Alemanha
Também amo morar no interior da Alemanha, minha cidade tem rio, parques gigantes, muita paz. Minha cachorra que era urbanoide e vivia em apartamento agora entra no rio, toma água do rio. Nós adotamos as bicicletas e nem o bonde pegamos. Todo mundo meio que te conhece, te cumprimentam....
Alemanha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário