segunda-feira, 20 de maio de 2013

Audições para bailarinos na Europa

Companhias de ballet na Europa. Audições.

Esse é um tema que eu sempre quis abordar depois que nós viemos para cá e vimos como a coisa funciona. Primeiro porque no Brasil isso é um mistério tremendo e depois porque a Europa é o principal mercado de bailarinos no mundo.
Bom para começar indico os dois sites a seguir para quem quiser ver que audições vem por ai: http://www.danceeurope.net/content/auditions-and-jobs e http://www.networkdance.com/dance-ballet-auditions. As audições em geral começam em dezembro e vão ate junho. Algumas companhias tem audições em julho mas são muito poucas.
Outro site para audições para musicais: http://de.stagepool.com/account/jobseeker/
Para este site deve-se pagar para poder mandar o curriculo direto, mas se vc achar a obra e o local pode achar no site da empresa a audição.
Eu sempre começo entrando no site da companhia, porque muitas Operas a gente nem conhece, nunca ouviu falar mas são boas companhias, pagam bem e tem excelente repertório. A segunda coisa que eu olho é o repertório, porque você tem que ver o que eles dançam para ver se está de acordo ao que você quer dançar se é clássico, neo clássico ou contemporâneo, e cuidado algumas Operas só fazem Operas mesmom e os bailarinos são contratados para dançar nas mesmas. Os coreógrafos que eles contratam onde eles dançam e com que frequência.
Depois é hora de olhar os bailarinos, quem são? onde estudaram? Dai da para se ter uma ideia do nivel da companhia. E depois procurar videos dos bailarinos e da companhia no you tube.
Se você gostou de tudo ou quase tudo deve ler com atenção o material pedido para as audições e os requisitos de cada companhia (Altura, nível técnico, anos de estudo ou trabalho em companhia profissional etc). Normalmente ele pedem links para vídeos, currículo, foto de rosto, foto dançando e carta de intenção (você pode achar modelos na internet). Prestar também atenção nas datas limites para inscrição. A maioria das companhias aceitam seu material por email mesmo.
Depois é esperar o prazo das inscrições terminar para ver se você será chamado. Nota: muitas companhias nem vão te responder, nem que receberam seu material, nem que você não foi chamado. Eu normalmente olho pelo prazo final das inscrições passando uns dias a possibilidade de você ser chamado é menor.
Também devo salientar uma coisa aqui, ser chamado não é indicação de NADA, na maioria das audições são chamados entre 100 e 200 bailarinos de cada sexo. Muitas tem mais de uma aula de ballet e muitas você vai ver muita gente sem nível nenhum na audição. Acho que isso acontece porque quantos mais inscritos nas audições uma companhia tem e mais bailarinos presentes nas audições mais prestigio e dinheiro eles têm.
Normalmente, para as companhias de ballet clássico, a audição começa com uma aula de ballet. Pode ser que a companhia te ofereça umas datas para você escolher e ai você faz aula com a companhia ou que a audição seja aberta e a aula seja somente de audição.
Quando a aula é da companhia normalmente você poderá fazer a aula toda e depois fará repertório. Neste caso não serão 200 bailarinos mais sim uns 10 fazendo a audição junto com você e toda a companhia e as datas serão dentro da semana normal de trabalho.
Quando é aula de audição normalmente será em um fim de semana e é comum, durante a barra ou ao final de cada exercício, eles irem "convidando" pessoas a se retirar, acho isso muito chato porque aquela pessoa veio da Australia, Europa, América Latina enfim e ai investe muito dinheiro na viagem e no fim não pode nem terminar a barra? Depois vem o centro, normalmente as meninas usam pontas e os saltos. Em cada fase você pode ser convidado a se retirar.
No final da aula você tem que esperar e eles vão chamar os bailarinos convidados para a 2ª parte. Que pode ser uma variação, ai você tem que levar seu cd e a variação preparada, algumas companhias tem um repertório especifico e outras não. Normalmente para as variações não restaram muitos bailarinos talvez 10 ou no máximo 20.
Depois esperar de novo e ai vem a parte de contemporâneo e repertório da companhia e/ou pas de deux. Nem toda companhia tem todas essas etapas. No final você espera e na maioria dos lugares dão a resposta na hora, já em outros conversam com você e te dizem que estão interessados e vão entrar em contato com uma resposta mais definitiva depois.
Eu ouvi dizer que em Portugal eles estão fazendo audições mas não tem vagas, estão fazendo porque são obrigados por lei. Na Espanha a única companhia clássica é a do Angel Corella e esta companhia está com sérios problemas financeiros. Também os "nacionais" de cada país sempre têm preferencia. E em muitas audições eles já sabem quem vão contratar.
Na França eu acho que as Companhias clássicas mais interessantes são: Opera de Paris, Opera de Bordeaux, Opera de Nice, Ópera de Toulouse. A Opera de Lyon é contemporanea.
Na Alemanha Staatsballet Berlin, The Hamburg Ballet, Theatre Magdeburg, Leipziger Ballett, Stuttgart Ballet. Dentre outros.
Em Viena: Wiener Staatsoper.
Na Holanda: Het Nationale Ballet
Finlandia: The Finish National Opera
Noruega: Opera de Oslo
Itália: Scala de Milan, Opera de Roma. (normalmente eles só contratam italianos ou tem pessoas fazendo aulas na companhia há algum tempo e já estão na fila para ser contratados).
Praga: Prague National Theatre.
Hungria: Opera Nacional.
Enfim, com a atual crise na Europa muitas companhias não estão fazendo audições ou não têm contratos mais fazem audições. Tenha cuidado porque ser chamado não significa que você será contratado, analise bem, também se você for chamado para mais de uma audição na mesma época pode ser melhor porque tem mais chances de conseguir um contrato.
Quando eles te oferecerem o contrato olhe bem as clausulas, alguns lugares têm tempo de experiencia e eles podem te demitir sem motivo. Pergunte bem o salário liquido e compare com o preço dos alugueis e etc para ver se é possível viver. Pergunte sobre os benefícios  horários de trabalho. Normalmente dê preferencia as companhias nacionais ou Operas de cidades maiores. As companhias pequenas podem ser uma boa opção para quem ainda não tem experiência dançando em uma companhia profissional. As companhias menores e pouco reconhecidas podem ser uma dor de cabeça também porque com a atual crise em alguns lugares eles não estão conseguindo pagar os salários todos os meses então pergunte tente saber o máximo de informação antes de ir.
No final se você tem contrato é só ir no Consulado do seu pais ou onde você estiver e pedir o visto, com o contrato em mãos, mais os documentos que eles pedirem. Normalmente eles pedem seguro de saúde até o seu contrato começar, podem pedir um endereço de onde irá morar, provas de qualificação (diplomas, prêmios esses devem ser traduzidos oficialmente), outra carta de intenção. Cada país é uma história diferente.
A Companhia em questão normalmente te ajuda nos documentos que você deve ter. Por exemplo se precisa de Autorização para trabalhar eles mesmo providenciam e também fazem o seu número de previdência e de saúde.
Bom acho que é isso, espero que essas informações ajudem quem está procurando trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário