domingo, 23 de fevereiro de 2014

Trabalhando como bailarino na Alemanha

Bom eu vou tentar explicar um pouco as leis, pretenção salarial e etc apartir do que eu tenho vivido, não posso generalizar.
Existem várias maneiras de você trabalhar em uma companhia, pode ser contratado, estagiário e extra.

O Contratado:
SR-Solo
Na Alemanha a maioria das companhias funciona com o contrato baseado em um acordo coletivo, chamado SR-Solo. Nesse tipo de contrato você e todos os bailarinos da companhia são considerados como solistas com obrigação com o corpo de baile, têm o mesmo salário e não ganham hora extra, não ganham por apresentação, ou quando dançam como solista não se ganha mais etc. Também, dependendo da companhia, você pode ter que dançar  e até cantar nos musicais
Você tem um salário fixo, ganha-se 50% do salário extra antes das férias e no em dezembro (não são todas as companhias), você tem em média 6 semanas de férias por ano e se você precisar se operar e tirar suas férias para isso você tem que ser pago extra, como se estivesse trabalhando ou ganhar mais férias.
O piso salarial mínimo são 1.600 euros brutos, para saber o líquido depende de cada região, onde eu estou desconta-se mais ou menos 1/3 do seu salário.
Por lei o Teatro paga 50% do seu seguro médico e você paga os outros 50%, eu não sei exatamente quanto custa esse seguro por mês, mas você está coberto contra acidentes de trabalho, nesse caso nem os remédios você tem que pagar, tem dentista, cirurgia, internação, tudo.
O horário de trabalho varia, pode ser de 10 as 18, por exemplo, ou de 10 as 14 e depois de 18 as 21....
Nesse caso também é bem mais simples conseguir o visto, dito que a cultura é muito importante na Europa encontram-se poucos empecilhos para conseguir o visto.

Corpo de Baile
Se você tiver um contrato como corpo de baile você têm que receber por cada hora extra que fizer, quando dançar solo, se tiver que cantar em um musical ou ópera vai ganhar extra. Esse tipo de contrato é mais comum em companhias maiores, as companhias pequenas, normalmente em cidades pequenas, não teriam condição de continuar existindo se tivessem que pagar todos os extras.

Estagiário
Se você tiver um contrato de estagiário normalmente seu salário vai ser de 500 euros brutos por mês. Eu acredito que também tem direito a seguro de saúde. Em algumas companhias você receberá em torno de 300-350 euros líquidos por mês e só. Em outras você ganha menos fixo, como uns 100 euros, mas ganha por apresentação um extra, em uma companhia que conheço esse extra é de 30 euros e eles dançam toda semana e até duas apresentações por semana. Mas enfim é muito dificil sobreviver com esse dinheiro, normalmente esses bailarinos têm ajuda da família. E também há um problema com o visto, acho que não é fácil conseguir o visto para ser estagiário em alguns países porque você não se enquadra na categoria de visto de trabalho, nem na de estudante, é sempre bom checar.

Extra
Os extras normalmente são contratados quando o Teatro precisa de mais bailarinos para determinada peça. Nesse caso você não tem salário nenhum fixo, ganha por ensaio e por apresentação. Em uma companhia que conheço paga-se 10 euros por dia de trabalho (aula e ensaios) e 30 euros por apresentação, nessa companhia mesmo que você não tenha ensaio mas for na aula ganha seus 10 euros. Eles também oferecem transporte (quando você mora em outra cidade pagam o trem/avião) e oferecem hospedagem.
Em outra companhia eles pagam por ensaio e apresentação, quando se está montando o ballet você vai ter que trabalhar todos dos dias, as vezes até 6 vezes por semana, mas depois que já estreiou e já se dançou várias vezes ai normalmente só faz ensaio na vespera.
Nesse caso você não tem um contrato fixo, não existe maneira de conseguir visto por esse contrato e acho que se você não tiver visto é dificil conseguir esse trabalho.















Nenhum comentário:

Postar um comentário