Parlamento. Budapeste. Hungria. |
Praça dos Hérois. Budapeste. Hungria. |
Eu moro na Hungria há 8 meses. Cheguei com meu esposo em Agosto, estava no final do verão. Vou tentar falar bastante sobre minha experiência aqui, diferença cultural, idioma, clima, como encontrar trabalho, etc... Budapest é uma cidade divida pelo rio Danubio, o mesmo divide a cidade em Buda e Pest. A parte Buda é mais turistica, ai é onde esta o Castelo de Buda, que não tem absolutamente nada a ver com o Buda que a gente pensa, mas é um castelo bonito, com um museo dentro. Esta tambem a cidadela, que é a parte mais alta da cidade e tem uma vista maravilhosa para a cidade. Na parte Pest está a Opera, Praça de Herois (perto esta o Shicheny Furdo, que é uma “casa de banho” com psicinas termais, em geral é um lugar lindo para passear) , Andrassy Ut, Deak Ferrenk Tere (o centro da cidade) e o Parlamento. Existem 7 pontes ligando os dois lados, e tambem existe uma ilha no meio do rio (Ilhas Margaridas).
Danubio. Com o parlamento e as Ilhas Margaridas ao fundo. Budapeste, Hungria. |
Vista de Budapeste do Castelo de Buda. Budapeste, Hungría. |
O lado Buda tem mais montanhas e ai esta a parte mais cara da cidade para viver, tem cada mansão nas montanhas! Foi muito engraçado ver que eles tem mansôes nos morros da cidade, com jardim e etc. E muita gente paga carissimo para viver nesses bairros.
Vista das montanhas do lado Buda de Budapeste. |
O transporte público aqui é excelente, existem 5 tipos de transporte publico, e uma passagem custa R$ 3,50. Tem onibus para ir para o aeroporto por R$ 4,00. Violencia eu nunca vi nem escutei falar. Nunca vi assalto, nada. Eu saio á noite a pé sem problemas. A arquitetura da cidade é impressionante, aqui você vai ver muitos prédios antigos e mal cuidados, mas tambem pode ver os prédios que não foram reformados depois da 2ª Guerra Mundial e eles ainda tem as marcas dos tiros!
Eu sempre digo que a Hungria seria perfeita se não fossem os hungáros, o idioma hungaro e o clima. Acho que os hungaros foram o primeiro choque que eu tive aqui. Eles são extremamente mal humorados, bastante ranzinzas, quase nunca sorriem. A maioria não fala outro idioma além do próprio hungaro e não vão estar nem ai para você. Então eu sugiro: ande sempre com mapa, internet no celular, quando precisar de uma informação vai ser dificil demais conseguir arrancar de algum hungaro, os que não sabem inglês são muito dificeis de comunicar, você tenta apontar o nome escrito numa folha de papel (porque pronunciar aquela “coisa” é impossivel e se você acha que está conseguindo pronunciar eles fazem um esforço significativo em não entender e dizer que isso não é uma palavra para uma diferença tipo: ipanema/ipanima). Os que falam inglês não tem a menor ideia do lugar que você esta procurando, a não ser os pontos turisticos mais comuns. Realmente eu acho que eles não fazem o minimo esforço para tentar te ajudar, não vá esperando a solidariedade dos brasileiros não.
Esa foto yo la saque en el supermercado para llegar a la casa y traducir en el google y saber lo que era para comprar... |
![]() |
Banheiro Femenino e Masculino. |
Essa foto eu tirei no supermercado para chegar em casa traduzir no google e saber o que eu queria comprar...
Outra coisa bem dificil é o idioma, até hoje eu não entendo quase nada, mas tambem quando eu digo que eu não falo nem palavrão é porque não tive interesse nenhum em aprender mesmo. Eu sei falar o basico, os dias da semana, números, quanto custa, desculpa, licença, obrigada, por favor, meu caso também é diferente, meu esposo é cubano, na empresa que eu trabalho o idioma oficial é ingles, você não precisa falar hungaro, então meu contato com o idioma é bem limitado. Eu tambem posso dizer que não estou muito interessada em aprender hungaro, porque é um idioma muito dificil de aprender, você tem que dedicar muito, fazer aulas, estudar etc e para mim não é muito útil como eu e meu esposo não sabemos se vamos continuar morando aqui. Mas posso dizer que eles não estão nem ai se você entende ou não. Na empresa onde eu trabalho por exemplo, é uma multinacional, o idioma “oficial” é o ingles, ok. Mas sempre que temos mini eventos só do nosso departamento, são umas 20 pessoas e algumas não falam hungaro, eles falam tudo em hungaro. Eu naturalmente fico PUTA. Onde meu esposo trabalha até as reuniões são em Hungaro!!! Depois vc tem que ficar perguntando para alguem o que eles disseram... Tambem em um grupo de hungaros, eles te convidam pra ir em algum lugar, ok vc vai, falam 30 sg em ingles e começam a falar hungaro, sem se importar se vc entende ou não. Ou tambem tem a típica quando eles falam entre eles e a única coisa que você entende é seu nome!!!
E para eles é o apocalipse se você não sabe se “comportar”, com isso digo que lado do metro se sobe ou desce, em que lado ficar parado na escada rolante do metro (diga-se de passagem eles ficam parados do lado direito e o lado esquerdo é para quem quer descer andando). Sempre espere todo mundo descer do onibus/metro/qualquer transporte público, nunca na porta do mesmo, para depois subir. Eles sentam a 1 metro de distancia da outra pessoa no metro, se você achar que você cabe no vão entre eles pode levar uns bons olhares tipo “se enxerga”, eu não estou nem ai, cabe mais um então eu sento. Melhor do que isso é quando eles colocam a bolsa no espaço entre eles e onde 3 pessoas podem sentar, sentam-se 2 e uma bolsa claro.
Húngaros no Metrô. |
Escadas rolantes do Metrô. |
Aqui é muitooooo importante a privacidade, respeitar o espaço do outro, eu vou dizer que as vezes eu gosto disso, sinto que ninguém fica de olho na vida alheia mas na maioria das vezes eu acho excessivo o amor deles pelo próprio espaço, vou dar uns exemplos. Por exemplo, ninguem em nenhuma circustancia deve encostar numa pessoa desconhecida, ok parece normal, mas eu estive duas vezes na mesma situação: Eu estava no metro e tinha um senhor que não conseguia levantar da cadeira para sair do metro, como eu não falo hungaro, não pude perguntar se podia ajuda-lo. Fiquei muito indecisa se eu ajudava ele ou não... No final terminei ajudando e ele ficou reclamando, eu não liguei muito não ia deixa-lo cair na minha frente e alem disso não entendi quase nada do que ele falou quando estava chingando até minha ultima geração. Rsrsrs Tambem isso da privacidade, os torna muito fechados, é dificil fazer amizade ou entrar em um “grupo” de hungaros. Eu fiquei mais de 1 mes fazendo aula de ballet todo dia numa escola á noite e todo mundo sabia que eu não falo hungaro e ninguem veio perguntar nada, eles não têm curiosidade ou interesse de fazer amizade com você.
Falar alto é uma coisa que incomoda muito, quando eu falo isso muita gente fala: ok mas nós tambem somos muito escandalosos. Ok escandalo é uma coisa conversar numa altura que dá pra entender é outra. Por exemplo, na empresa onde eu trabalho tem uma cubana, quando a gente não tem trabalho pra fazer ficamos conversando e muitas vezes eles reclamaram, para que eles não reclamem você tem que cochichar. Até no metro já fizeram shiiiiii pra mim. Outra coisa, eu gosto de murmurar músicas, sempre estou escutando música, no metro eu ando cantando e eles ficam olhando com aquela cara de “você está me incomondando demais!”, ou até as vezes que eu estou murmurando baixinho a música eles ficam incomodados, sinceramente vai ser feliz meu filho! Na empresa tambem reclamaram quando eu fico murmurando as músicas, que eles não conseguem concentrar!!!! MEU DEUS! Tambem tem gente muito cricri.
![]() | ||
Castelo de Buda en dia de neve. Budapeste, Hungria.
|
Uma coisa que eu não entendia até viver por mim mesma foi o inverno. Antes do inverno começar todo mundo ficava falando: “O inverno está chegando” como se fosse uma maldição, pra quem conhece Game of Thrones é bem parecido, hahahha. E eu ficava pensando nossa que povo mais exagerado que o frio não era tão ruim assim não. Bom é pior do que eu imaginava! São mais ou menos 5 ou 6 meses de inverno, muita neve, muito frio, aqui chega até – 20 graus!!!! O “dia” fica nublado, não tem luz dentro de casa, o dia tem menos de 12 horas, o resto é escuro, e quando é dia não é tão claro. Normalmente eu não aguento ficar na rua mais de uma hora, eu começo a congelar, eu tenho botas, cachecol, casaco, luva etc etc, mas chega uma hora que o frio é insuportavel. Tambem eu acho que não vale a pena sair igual a um esquimó e ai quando você entra em algum lugar começa a assar e não dá pra ficar tirando tudo, segurando, vestindo de novo... Então o fim de semana é muito entediante, porque ou você esta em casa ou está dentro de algum lugar, na casa de alguem, num bar. Eu senti muita falta de passear, eles tem tantos parques lindos, castelos, jardins e no inverno não dava pra fazer nada disso. As árvores não tem folha, todo o verde e as flores que eles plantam no verão morrem. Todo mundo fica mal humorado, triste...Olhando as fotos do inverno para colocar aqui parece lindo!
![]() | ||
A mesma vista do Castelo de Buda mas no inverno. Budapeste, Hungria.
|
Eu cheguei aqui no final do verão, é uma época linda que não faz tanto calor, porque aqui faz até 40 graus! Tem flores em todas as varandas, jardins etc... Fica linda a cidade, todo mundo fica passeando nos parques com os filhos, cachorros, parece outro pais quando chega o inverno. Uma coisa que eu achei bem curiosa é que no seu aniversário VOCÊ tem que comprar um bolo, ou assar biscoitos, ou cozinhar alguma coisa e levar para o trabalho para que os outros comam! Tambem é comum assar biscoitos, brownies e levar para o trabalho e assim todo mundo come.
Tambem todo mundo tem cachorro, eles adoram, vão pro parque andam com eles. Você pode até levar seu cachorros pros bares, pubs, alguns restaurantes e eles trazem uma vasilhinha de água pra ele!
Outra coisa curiosa é que eles odeiam quando você fica "fungando", quando seu nariz está escorrendo. Eles logo oferecem um lenço de papel ou olham com cara feia. E é super normal se você estiver almoçando e uma pessoa tirar o lenço de papel do bolso e assoar o nariz nojentamente e ruidosamente.
Eles comem umas coisas muito esquisitas! Outro dia estavamos no supermercado e vimos um vidro de uma coisa branca em promoção, e falamos um pro outro vamos comprar. Chegando em casa, hahahaha, era doce de RABANO moido! QUEM COME ISSO!!!!! Eles tambem não gostam de nada muito doce tipo brigadeiro ou palha italiana, leite condensado aqui vem em mini tubos parecido com pasta de dente. Os doces deles em geral são sem graça porque não tem muito “doce” neles.
Aqui tambem me chocou muito a quantidade de alcol que esse povo toma, eles bebem muito e usam muita droga tambem. Saindo a noite é normal ver gente totalmente bebada e drogada, ou que te ofereçam ou usem drogas na sua frente: é normal... Até onde eu vi eles fumam muita maconha e usam cocaina aos montes tambem. Em geral eles são muito doidos!
Outra coisa cultural deles é o racismo. Primeiro o racismo deles contra os Ciganos. Os ciganos para mim são pessoas como outras qualquer, hungaros. Eles são diferentes dos hungaros “tradicionais”, falam mais alto, se vestem diferente, pode que não sejam tão brancos, etc. Mas existe um ódio mortal entre os hungaros e os ciganos. Igualmente a maioria dos hungaros são muito racistas com os negros, já ouvi muita historia. Eu particularmente nunca sofri racismo, mas não sou negra. Bom gente é isso... Se forem surgindo mais coisas vou falando.
Kodaly Korond. Budapeste, Hungria. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário